Abrindo uma conta digital no Banco Inter


Bem, vou aproveitar que estou preso no aeroporto devido à um voo atrasado e escreverei sobre como abrir uma conta no Banco Inter, o antigo Intermedium.
Todo o processo pode ser feito pelo celular, de forma bem tranquila e tudo o que você vai precisar, além do celular é claro, é do seu documento de identidade, um comprovante de residência, papel e caneta.
Após baixar o app no seu iOS ou Android, abra o aplicativo, aparecerá a opção de se logar informando o CPF, digite-o e tente acessar, o próprio app verá que há uma conta aberta para tal CPF irá te redirecionar para a tela de cadastro.


Você deverá preencher o cadastro com algumas informações básicas, algo plenamente normal, considerando-se que se trata de uma conta em um banco. Dentre o cadastro há o questionamento também sobre o intuito de uso da conta, se é para realização de movimentações financeiras, sendo usada como uma conta corrente, se é para aquisição de crédito imobiliário, se é para a realização de investimentos ou contratação de seguros. Até onde pude constatar não há diferença no cadastro ou uso da conta em virtude da opção selecionada.


Dois pontos que podem gerar confusão são a marcação de US Person e de Pessoa Politicamente Exposta (PPE), que servem respectivamente para identificar pessoas com responsabilidades fiscais perante os EUA e pessoas com funções ou próximas à pessoas com funções de interesse público, cuja definição na lei é meio vaga, por tanto, em caso de dúvidas, sugiro que pesquise mais sobre.

Será solicitado ainda que seja tirada uma foto dos documentos, inclusive essa parte das fotos é a única em que houve algum incomodo da minha parte, pois não havia me preparado previamente para abrir a conta e não possuia todos os documentos necessários em mãos. O que não seria problema se eu pudesse subir uma foto que já estivesse previamente salva no meu celular, mas isso não é possível, sendo necessário tirar uma foto pelo próprio aplicativo e envia-la diretamente. Imagino que seja uma medida de segurança para evitar que uma pessoa edite alguma coisa na foto dos documentos à serem enviados, o que não seria tão difícil com a quantidade de aplicativos de edição de imagens existentes hoje. Pelo o que li, mesmo abrindo a conta pelo site do Banco Inter é necessário que a foto dos documentos seja enviada diretamente pelo app.

Além das fotos dos documentos, será solicitada uma foto de sua assinatura, na verdade, cinco delas, em um papel branco, sem pauta ou outras marcações. Isso servirá para cadastro, comparação com a documentação e posterior possibilidade de uso de cheques e outros serviços.


Feito o envio de todos os documentos e lida a proposta de abertura de conta (ok, sei que ler a proposta não é algo que todos farão), basta concordar com os termos e aguardar a aprovação da conta, o que leva até 10 dias corridos, mas, como tudo nesse país, pode demorar um pouco mais, mas confesso que comigo, não levou nem metade desse tempo.
Uma vez aprovado, você será informado por e-mail, com a informação de que seu cartão físico deve chegar em até 25 dias úteis, mas já poderá usar praticamente todas as funções de sua conta digital.




Os maiores benefícios que vejo para uso da conta digital do Banco Inter são:
  • Não cobrança de qualquer tipo de tarifa, nem para a realização de TEDs, que podem ser feitos de forma ilimitada e gratuita;
  • Possibilidade de depósito na sua conta, via boleto. Onde você emite um boleto, cujo valor, uma vez pago, será depositado diretamente em sua conta, sem qualquer tipo de desconto. A única desvantagem desse processo em relação à uma transferência ou TED é que ele leva em geral dois dias para ser concluído e o dinheiro liberado;
  • Opção de realizar saques em qualquer caixa da Rede Banco 24 Horas, sem cobrança de tarifas;
  • Acesso à uma cartão de crédito internacional de bandeira MasterCard, sem anuidades;

Também é possível realizar depósito por cheque, mas esse é um tipo de transação que nunca realizei, por isso não tecerei comentários a respeito.

Estou à pouco mais de um mês utilizando a conta no Banco Inter, tem me atendido perfeitamente para a realização de transferência de valores entre as instituições que uso para investimentos. Ainda não recebi o cartão, mas o prazo ainda não esgotou, e como não uso, ainda, essa conta para saques, não me preocupei ainda com isso.

Para a confecção desse post, eu usei o chat deles para confirmar algumas informações, e diferente do chat do Nubank o sistema não é “nativo” do app e sim um sistema integrado internamente nele, e talvez por isso, ao acessar outro app para responder uma mensagem e voltar para o do Inter, perdi a conexão com o chat e fui orientado à reiniciar o processo de atendimento, voltando assim para o fim da fila, sendo que de 21 já era o 6. Na segunda tentativa, em outro horário, comecei como o 15 da fila e fui atendimento em apenas 10 minutos. O atendimento como um todo foi bem tranquilo, apesar de que gostaria que o chat fosse nativo para uma melhor integração, os botões por exemplo, são mal posicionados onde o botão de Envia e Sair ficam muito próximos. Voltando ao atendimento si, as respostas foram dadas de forma clara e cordial, por tanto, seguindo um padrão de atendimento recomendável. Para um atendimento ainda mais rápido o próprio app estava indicando que eu tentasse o contato entre às 18:00 e 20:00, onde segundo eles as filas costumam ser menores.

Fonte:

Comentários