Investindo em bitcoin com a Foxbit



Depois de constatado que as taxas da Mercado Bitcoin comiam boa parte da rentabilidade do investimento, resolvi abrir uma conta na FoxBit e ver como era o funcionamento.
O processo de abertura de conta é bem parecido com a MB, com o cadastro sendo feito inteiramente online, com o envio de foto de alguns documentos e selfies. Aguardei até o dia seguinte para que os documentos fossem validados e tudo resolvido. Todavia já tive feedback de alguns amigos de que hoje esse processo está demorando mais, creio que seja devido ao aumento do movimento, dada a crescente popularização das criptomoedas.
Um ponto que é importante destacar é que a Foxbit meio que se divide em duas plataformas, a Foxbit Exchange e a FoxFast, não conheço ainda muito bem a diferença entre as plataformas, pois só utilizei a Exchange, e o motivo disso é principalmente que ela permite depósito para a conta deles no Bradesco. Mas ainda testarei e darei opinião sobre a FoxFast. Mas quero aproveitar para deixar a crítica de que as informações a respeito da FoxFast deveriam estar mais claras no site da corretora, pois é quase impossível descobrir a diferença entre elas, sem utilizar, tanto que o pouco que eu sei foi porque precisei realizar um contato com o suporte e acabei entrando em contato com o suporte errado, pois até isso é separado.

Para transferir o dinheiro para a Foxbit, basta cadastrar uma solicitação de depósito, informando o valor, e depois de feita a transferência, enviar o comprovante pelo próprio site. As opções de banco existentes hoje são Bradesco, CEF, Banco Inter e Banco do Brasil. Lembrando que o mínimo por depósito é R$250,00. Depois de aguardado o prazo e realizada a confirmação o dinheiro estará disponível para compra de bitcoins. Além do ponto positivo de poder simplesmente anexar o recibo de transferência, sem precisar mandar com uma selfie, ainda está o fato de que não há taxa de depósito, ao contrário da MB.

A principal diferença (além das taxas) entre as duas corretoras que tenho citado nesse texto, está na hora de comprar e vender, na corretora da raposa você tem acesso à todas as ofertas vigentes, e tem total controle dos valores e quantidades a serem vendidos e a qual cotação, como pode ser visto na imagem abaixo.

Informações da Compra ou Venda e parte do Livro de Ofertas logo abaixo

Isso mata completamente o problema de falta de transparência que mencionei no texto sobre a MB, inclusive acredito que justamente por já ter conhecido a Foxbit é que fiquei com essa pulga coçando ainda mais atrás da orelha. Voltando a falar de taxas, o percentual de comissão de compra ou venda da FB é 0,5% por operação, novamente menor do que os 0,7% da MB.
Porém nem tudo são flores para a raposinha e há alguns pontos negativos também, principalmente em relação à estabilidade do site. Como uso autenticação em dois passos, gosto de deixar o site aberto sem estar logado para acompanhar a cotação, porém isso muitas vezes não funciona de forma correta, com o site apresentando erro de conexão. A impressão que tenho é que o front end do site perde a conexão com o servidor e por isso do erro. O mais incomodo desse erro é que as vezes ele ocorre logo que você acessa o site, e com isso nem logar você conseguirá, tendo que atualizar o site, torcendo para que ele conecte tudo corretamente, para que aí sim, você possa se logar.
Outra coisa que já percebi, mas ainda não entendi plenamente é que várias vezes ao logar na FB, o navegador simplesmente fecha, só reparei nesse comportamento usando o Chrome e acredito que esteja relacionado com o consumo de memória.

O site da FB também é completinho no quesito acompanhamento, onde posso facilmente visualizar todos os depósitos que já realizei, bem como todos os saques e todas as operações de compra e venda, tem até uma área, chamada de Livro Contábil, onde posso ver todas as partes envolvidas em todas as transações de compra e venda, o valor de comissão paga, etc. o que considero muito bom para quem quer fazer um controle ainda maior de suas operações.



Como o processo de venda dos bitcoins é basicamente igual ao de venda, não entrarei muito em detalhes, entrando diretamente na rotina de retirada ou saque do dinheiro. Ainda comparando com a MB, as taxas são novamente menores, onde a taxa de saque é de apenas 1,39% do valor transacionado, lembrando que na MB a taxa é de 1,99% + R$2,90. A execução da retirada também ocorreu em um ou dois dias úteis conforme previsto no próprio site da corretora.

Como fiz no post sobre a Mercado Bitcoin, deixarei aqui também algumas considerações gerais:
  • Não tenho nada contra a empresa em si, ela se mostrou confiável, a equipe de suporte me atendeu em prazo razoável, com respostas coerentes;
  • O cadastro foi feito de forma simples e sem muitas complicações, com aprovação rápida;
  • Apesar de terem um pouco mais de opções de contas para depósito acredito que poderiam ter uma conta no Itaú também, para atender ainda mais clientes;
  • As taxas são bem melhores do que na MB;
  • Possui opção de autenticação em dois passos, o que considero fundamental;
  • Não possui aplicativo para celular;
  • Todas as minhas interações com o site, que dependia de trabalho humano por trás, foram realizados em tempo que considero normal, percebi um pequeno aumento no tempo nos últimos dias com a alta do mercado;
  • O site é de fácil entendimento e utilização mas poderia e deveria ser um pouco mais estável;

Comentários